Benefícios que a Constituição de 1824 trouxe para a sociedade

Quais foram os benefícios que a Constituição de 1824 trouxe para a sociedade? por quê?
Preciso fazer um trabalho e não consigo.
Já procurei em vários sites de HISTÓRIA DO DIREITO e não encontrei. E essa resposta vai me ajudar bastante pois tenho que entregar esse trabalho valendo pontos para minha prova.

em: História Perguntado por: [3 Grey Star Level]

mar

28

Resposta #1

Lembremos que a Constituição de 1824 foi outorgada por D.Pedro I em meio as disputas políticas entre membros da elite do Império, pois uns defendiam um governo centralizado sob a figura do Imperador e outros defendiam um governo que promovesse grande autonomia política e administrativa para as províncias e suas elites. D.Pedro dissolveu a assembleia constituinte e formou um grupo de ministros e políticos de sua confiança para elaborar a carta constitucional com o objetivo de concentrar poderes em suas mãos, pois o Poder Moderador, exclusivo do Imperador, estava acima dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A Constituição não trouxe benefícios para a sociedade do Império de uma maneira geral, pois as camadas pobres e os escravos não possuíam representatividade e direitos políticos, o voto era apenas para os cidadãos com certa renda, o governo central era o responsável por indicar os presidentes das províncias, ou seja, a Constituição beneficiou sobretudo as elites brasileiras, pois manteve a escravidão que era a base da economia Imperial.

Respostas Respondido por: kamilla.letras [113 Blue Star Level]
Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Benefícios que a Constituição de 1824 trouxe para a sociedade? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.

Responda essa Pergunta

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]