Levando em conta tpicos de ecologia

Explicação sobre processos de síntese e decomposição de matéria orgânica.

Já pesquisei em livros e na internet também sobre essa questão, mas não encontrei nada que ajudasse. Preciso dessa explicação detalhada para que eu possa resolver algumas questões do meu trabalho. Uma explicação disso vai ajudar bastante.

em: Biologia Perguntado por: [2 Grey Star Level]

fev

28

Resposta #1

A matéria orgânica interage diretamente com o meio ambiente, e através de fatores bióticos ou abióticos, cresce a própria massa para poder reagir com o ambiente.
A matéria orgânica pode ser formada por restos de animais ou plantas, mas bioquimicamente, é basicamente formada por C, H, O e N.
De um modo ou de outro, os seres vivos são formados por matéria orgânica. Ou eles se alimentam diretamente dela ou são consumidores secundários, se alimentando dos seres que se alimentam da matéria.
Em determinado momento, aquela matéria não pode mais interagir com o ambiente, e desse modo chega ao final do seu ciclo, a decomposição, feita por micro-organismos, que devolvem essa matéria para interagir com o ambiente.
Os micro-organismos degradam a matéria orgânica em pequenas moléculas de C, N H e O, e podem acelerar a degradação dependendo das condições químicas e físicas do ambiente em que vivem.
A decomposição pode ser aeróbica ou anaeróbica, onde micro-organismos podem ou não utilizar o oxigênio para fazer a degradação.
A degradação da matéria orgânica pode ainda produzir alguns resíduos, como CO2 e o gás metano, tóxico para o ser humano e responsável pelo buraco na camada de ozônio (embora nem se compare aos danos causados pelo homem).

Respostas Respondido por: Prof. Vitor [Professor Red Star Level] [102 Blue Star Level]
Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Levando em conta tpicos de ecologia? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.

Responda essa Pergunta

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]