Fotossíntese: Em uma linguagem comum, a fotossíntese nada mais é do que um processo pelo qual as plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia solar para transformá-la em energia química, como fonte do próprio alimento.
A fotossíntese ocorre somente quando a planta possui clorofila, molécula que dá coloração verde às folhas e responsável por absorver a luz. Este processo é distribuído pela captação da energia solar e, depois, ocorrência de uma reação química. Dessa forma, o organismo produz glicose, que é seu principal alimento, e nessa etapa elimina O² (oxigênio). Basicamente, por meio da fotossíntese, a planta consegue absorver gás carbônico (nocivo à nossa saúde) e expelir oxigênio na atmosfera. Por isso, é super importante frisar que devemos cuidar do meio ambiente, principalmente em relação ao desmatamento.
Em meio ao aquecimento global, que predomina pela retenção do calor emitido pelo Sol na atmosfera, gases destroem a camada de Ozônio. Assim, a camada que fica na estratosfera, que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), retém cada vez menos os raios do Sol e aumenta o perigo à saúde de seres vivos.
A grande emissão de poluentes causados por indústrias, automóveis e queima de matérias deixa os gases “presos” no ar e, consequentemente, uma parte da radiação do Sol que seria refletida de volta ao espaço fica retida e aumenta a temperatura em nosso planeta. O derretimento de geleiras é um grande exemplo de como este assunto é um fator preocupante, pois aumenta o nível de água nos oceanos e invade a terra, além de extinguir espécies de animais antárticos e marinhos.
A importância ecológica da fotossíntese é essencial para a vida na Terra. É tudo correlacionado. No entanto, não é o que constatamos na realidade. O desmatamento aumenta a cada ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas por quê? Empresas multinacionais interessadas em árvores para fabricação de papel só pensam nos lucros obtidos pela quantidade em massa por desmatá-las. É um pensamento individual e ganancioso, mas infelizmente é o que vivenciamos no presente. É preciso colaboração de todos para a natureza agir por conta própria, sem intervenção do homem, e deixa a vida rolar, assim como a fotossíntese: um processo natural.