Consumidores primários, secundários, terciários e quaternários

Uma Cadeia alimentar pode ser definida como a relação de alimentação entre os diferentes organismos que compõem o ecossistema. Um ecossistema é uma comuna de organismos vivos que inclui os componentes não vivos como terra, água, fogo, ar e éter. Dentro do ambiente, os componentes vivos ou bióticos precisam de alimento para sobreviver. Do unicelular ao multicelular, das algas unicelulares às baleias azuis gigantes, a comida é a necessidade universal. Alimentos na forma de energia é uma necessidade comum e o requisito mais importante. O método de obtenção de alimentos segue uma série sistemática de interdependência, em que uma determinada corrida depende de outra. O sistema assim formado, através de sucessivas corridas, constitui uma Cadeia alimentar. O ambiente é composto de uma infinidade de organismos com seus diferentes níveis de exigência de energia. A Cadeia alimentar é um sistema usado para transmitir energia de um nível para o outro e exibe basicamente o método de aquisição de alimentos e os requisitos de energia que são passados ​​de criatura para criatura, uma série de organismos, cada um dependente do próximo como fonte de alimento.

Como é o sistema? O sistema descreve quem é o predador e quem é a presa na natureza. Um herbívoro come a grama e por sua vez é consumido por um carnívoro. Quando esse carnívoro morre, ele se deteriora; dividido por bactérias, retorna ao solo. Uma Cadeia alimentar sempre começa com uma planta e termina com um animal. Isso porque as plantas são produtoras; produzem seus próprios alimentos através do processo de fotossíntese. Os animais se alimentam de plantas e são consumidores, porque não podem fazer seus próprios alimentos. Começa a partir da base, que consiste em organismo produtor e sobe a série em linha reta. Os níveis sucessivos são conhecidos como tróficos. O nível trófico de qualquer organismo vivo é determinado pela posição que ocupa na cadeia.

Produtores primários O nível primário ou básico é formado pelos autotróficos. São organismos capazes de produzir seus próprios alimentos a partir de substâncias como o dióxido de carbono e transformá-los em energia com a ajuda da luz do sol. Estas são plantas e algas. Eles não consomem outros organismos, mas extraem nutrientes do solo ou do oceano e, pelo processo de fotossíntese, fabricam seus próprios alimentos.

Consumidores primários Organismos heterotróficos ou aqueles que se alimentam no primeiro nível trófico, a biomassa autotrófica, formam o segundo nível. Eles são os herbívoros e incluem crustáceos que se alimentam das células microscópicas de algas das águas superficiais de lagos, lagoas e oceanos, bem como herbívoros mamíferos maiores, como camundongos, veados, vacas e elefantes. Os herbívoros utilizam a energia fixa e os nutrientes em sua alimentação de biomassa autotrófica para impulsionar seus próprios processos metabólicos e alcançar seu próprio crescimento.

Consumidores secundários O próximo elo são os animais que comem herbívoros – esses são chamados de consumidores secundários – um exemplo é uma cobra que come coelhos.

Consumidores terciários Os carnívoros que consomem outros carnívoros são chamados de consumidores terciários, como as baleias assassinas. Baleias caçam focas e leões marinhos e estes são carnívoros que matam peixes, lulas e polvos.

Consumidores quaternários Eles são tipicamente animais carnívoros que comem consumidores terciários. Também conhecido como ápice predador, predador alfa ou predador apical, eles residem no topo de uma cadeia alimentar.

Decompositores Os decompositores quebram plantas e animais mortos. Eles também quebram o desperdício de outros organismos e são elementos importantes porque mantêm um fluxo contínuo de nutrientes para os produtores primários. Sem os decompositores, as plantas seriam incapazes de obter energia por um lado e, por outro, o ambiente seria preenchido com matéria morta e resíduos.

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]