Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method GoogleSitemapGeneratorLoader::Enable() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496
Ciclos da matéria/ Relação entre a fotossíntese e o nitrrogênio | Professores Online
Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method PageNavi_Core::stylesheets() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496

Ciclos da matéria/ Relação entre a fotossíntese e o nitrrogênio

”O nitrogênio é um elemento que entra na constituição de duas moléculas orgânicas extremamente importantes: as proteínas e os ácidos nucléicos. Embora esteja presente em grande porcentagem no ar atmosférico, na forma de N2, poucos são os organismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactérias e algas cianofíceas podem retirá-lo do ar na forma de N2 e incorporá-lo às suas moléculas orgânicas. Como conseqüência, os demais seres vivos dependem daqueles organismos para a fixação do nitrogênio ambiental.”
Qual a relação existente entre a fotossíntese e o nitrogênio?
Não encontro essa resposta, gostaria de uma mais complexa e detalhada, apontando todos os aspectos possíveis da relação de ambas.
Desde já, obrigada !

em: Biologia Perguntado por: [2 Grey Star Level]

mar

31

Resposta #1

O nitrogênio é um dos componentes obrigatórios mais importantes para a maioria dos seres vivos. Tanto para os animais quanto as plantas, a respiração só é permitida graças a alta quantidade de N2 na atmosfera (caso contrário, a presença unicamente de O2 poderia matar todos os seres vivos).
As plantas conseguem assimilar de maneira muito mais eficaz a produção de fotoassimilados com a presença do nitrogênio, porque ele está presente em grande quantidade nos cloroplastos, a organela que capta a luz solar e a converte em energia química para as plantas, oxidando o gás carbônico. Com a oxidação, ela forma amida e sacarose para as plantas que servem como matéria de reserva energética.
Quando o nitrogênio está em carência, as plantas ficam com uma taxa de crescimento bem menor, já que ele é responsável direto pelo crescimento das plantas, tanto no primário quanto no secundário – altura e espessura.
Quando o nitrogênio está em falta, além de reduzir o crescimento das plantas, também diminui a concentração de açúcares de reserva, e de modo proporcional aumenta a quantidade de amido. O que antes era reserva acaba sendo usado como fonte energética para as plantas. Sem o nitrogênio, a fotossíntese não seria possível.

Respostas Respondido por: Prof. Vitor [Professor Red Star Level] [102 Blue Star Level]
Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Ciclos da matéria/ Relação entre a fotossíntese e o nitrrogênio? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.

Responda essa Pergunta

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]