Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method GoogleSitemapGeneratorLoader::Enable() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496
Dúvida em uma questão do vestibular da UFF-RJ | Professores Online
Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method PageNavi_Core::stylesheets() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496

Dúvida em uma questão do vestibular da UFF-RJ

(UFF-RJ) Uma força constante F(vetorial) puxa um bloco de peso P(vetorial) e atua segundo uma direção que forma com a horizontal um ângulo “z”. Esse bloco se desloca ao longo de uma distância x, conforme indicado na figura.
A FORÇA NORMAL exercida pela superfície sobre o bloco e o trabalho realizado por ESSA FORÇA ao longo da distância x valem, respectivamente:
a) P;Px.
b) P;zero.
c) P-F.senz; zero.
d) P+F.senz; (P+F.senz)x.
e)P-F.senz;(P-F.senz)x.

Ao tentar realizar este exercício, deparei-me com algumas dúvidas com relação à possibilidade das alternativas apresentadas, então resolvi procurar o gabarito para entendê-lo.
Encontrei algumas oposições: uns diziam ser a C, outros, a D. Mas pensei na B, pois:

Em D, temos: a soma das duas forças (peso e normal) se anulam. Logo, a RESULTANTE entre estas seria zero e, obviamente, o trabalho também.Mas o exercício pede o valor da FORÇA NORMAL que, segundo a teoria, seria equivalente à força peso (porém com direção oposta, o que levaria à anulação destas forças).
Na alternativa, encontramos a força peso+normal. 1 (sen90º)… Mas esta soma não levaria à duas vezes o valor da força normal?
Além de que: (P+F.senz)x não seria igual a zero, como sugere a teoria (um trabalho só existe a partir da existência de uma força E deslocamento).

Ok, desconsiderei…

Agora, a C
Pensei da seguinte maneira: P-F.senz; Certo. Num exemplo de Peso 4N:
4N-4N.1=0. Trabalho zero.
Porém, novamente… O enunciado não pede a intensidade da FORÇA NORMAL ao invés de a resultante entre as forças normal e peso? Desconsiderei esta também.

Cheguei a conclusão de que seria a B, pois:
P;zero
O valor da força normal é igual ao da força peso, logo N=P. O trabalho é igual a zero.
Certo?

em: Física Perguntado por: [2 Grey Star Level]

jun

28

Professores e Alunos
Se você sabe a resposta para essa pergunta, a responda o quanto antes e ganhe pontos. Não é necessário ser professor para responder perguntas. Já se você é profissional da educação acesse Cadastro Professor.

Responda essa Pergunta

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]