Consulte Grátis
Procurar:
Dúvida sobre as conjugações do verbo abolir
“Por que o verbo abolir não e conjugado no presente do subjuntivo e nos imperativos, sendo também incompleto no presente do indicativo.”
Esta e uma questão de um trabalho de português que tenho que fazer, procurei saber o porquê mas não consegui, será que poderem-me ajudar urgente?
Grato.

Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Dúvida sobre as conjugações do verbo abolir? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.
Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!












“Abolir” é um verbo de origem latina, considerado defectivo. Por isso não tem as formas em que ao “l” da raiz se segue “a” ou “o” (1ªpessoa do singular do presente do indicativo, todo o presente do subjuntivo, imperativo afirmativo, com exceção das segundas pessoas do singular e plural, e o imperativo negativo). Há poucos verbos da língua com a terminação em “-olir” (abolir, demolir, emolir, rebolir). Neles, ocorre omissão da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo (e, logo, de todo o presente do subjuntivo), regularizando-se nas demais formas. A irregularidade, portanto, é uma característica dessa terminação.