Consulte Grátis
Procurar:
Funções do Que e transitividade do verbo Pensar
Bom dia!
Estudando me deparei com a seguinte pergunta (reescrevo um trecho):
Penso nos convites que recuso, nos livros de estreantes que deixo de ler, nas amizades que não vingam.
No último período do texto, o pronome que exerce, em suas três ocorrências, a mesma função sintática.
O comentário do professor da minha apostila e os múltiplos comentários de estudantes no Qconcursos diziam que os 2 primeiros “que” eram OD, porque retomavam “convites” e “livros”, já o 3º era sujeito.
Apesar de que todos davam a mesma resposta, pelo qual não posso ter dúvida que está certa, não a compreendo, por isso (e tendo certeza do que para mim era óbvio) ainda procurei em vários sites a transitividade do verbo “pensar” e, logicamente, os professores o classificam como VTI quando usado com a preposição “em”. Então, por que os 3 “que” não seriam OI?
Posso entender também que “amizades” seja sujeito de “vingam”, mas ao mesmo tempo, não é OI do verbo? Então por que a resposta deve ser que este 3º “que” é sujeito e não OI?
Poderiam me ajudar? Obrigada!

Professores e Alunos
Se você sabe a resposta para essa pergunta, a responda o quanto antes e ganhe pontos. Não é necessário ser professor para responder perguntas. Já se você é profissional da educação acesse Cadastro Professor.Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!











