Como aconteceu a Independência do Brasil

7 de Setembro de 1822. Foi nesse dia que D. Pedro I gritou, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo, “Independência ou Morte!“. Neste momento o Brasil rompia suas políticas anexas à Portugal e buscava autonomia econômica e social. Motivos para que o povo brasileiro pedisse a separação da metrópole não faltavam. Improdutividade no setor agropecuário, comércio limitado à Portugal, estados governados pelo vice-Rei, que governava em nome de Portugal. A situação econômica e política eram precárias.

O Brasil viveu algumas tentativas de independência anteriores, como é o caso da Inconfidência Mineira, protagonizada por Tiradentes, morto pelo governo português.

Em 1808 a família real portuguesa chega ao Brasil, fugindo da invasão napoleônica que acontecia na Europa. Para facilitar o governo e os negócios, em 1815 o rei D. João VI elevou o Brasil à reino e decretou o Reino de Portugal, Brasil e Algarves. A situação na metrópole piorou, e a população clamava por seu rei. Com o fim da ocupação de Napoleão em Portugal, a família real pode enfim voltar para o reino e finalmente partiram em abril de 1821.

Pedro foi deixado no Brasil e nomeado Príncipe Regente e, com os ministros da colônia, passou a governar o país em março daquele ano. A corte portuguesa estava insatisfeita com o príncipe no Brasil e passaram a cortar seu poder, exigindo que ele voltasse à Portugal.

Em 1822, no dia 9 de Janeiro, após receber uma carta com 8 mil assinaturas do povo pedindo que Pedro ficasse, ele anunciou que permaneceria no Brasil. Esse momento ficou marcado como “Dia do Fico“, e iniciando uma série de mudanças no governo.

Pedro exigiu que as tropas portuguesas voltassem para Portugal; demitiu o antigo ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros, aliado à Portugal e nomeou José Bonifácio como novo ministro; não permitiu que nenhuma lei de Portugal fosse aplicada ao Brasil sem antes obter seu “cumpra-se”. Em junho de 1822 Pedro ano convocou os deputados para uma Assembleia Constituinte.

No dia 7 de setembro, enquanto viajava para São Paulo, Pedro recebeu um ultimato da corte portuguesa que o nomeou Governador da Província do Rio de Janeiro. Insatisfeito com a corte e atendendo à população, Pedro declarou Independência, como conta a história, às margens do riacho do Ipiranga, em São Paulo.

Em 12 de outubro de 1822 Pedro foi coroado Imperador do Brasil, tornando-se Dom Pedro I.

A guerra de independência que sucedeu foi relativamente curta, sendo encerrada ainda em 1823. Os primeiros países a reconhecerem a independência brasileira foram os Estados Unidos e o México.

Em 29 de Agosto de 1825, na negociação entre Brasil e Portugal, com intermediação da Inglaterra, foi assinado o Tratado de Amizade e Amizade firmado entre Brasil e Portugal. O Brasil aceitou pagar a multa de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal. Montante de dinheiro emprestado pela Inglaterra, dando início à dívida externa brasileira.

Dom Pedro I foi o Imperador do Brasil até 1831, quando abdicou do trono e voltou para Portugal.

Apesar da independência, o país não passou por grandes mudanças sociais. Ao contrário do que defendia José Bonifácio, a escravidão não foi abolida, os verdadeiros beneficiados do processo foram os fazendeiros e latifundiários, que inclusive tiveram seus privilégios políticos ampliados e a distribuição de renda continuou extremamente desigual. Muitos pobres sequer chegaram a tomar conhecimento do processo de independência.

Star Points Scale

Earn points for Asking and Answering Questions!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [5001 - 25000 Red Star Level]
Black Star Level [25001+ Black Star Level]