Consulte Grátis
Procurar:
Questão envolvendo interpretação de texto geográfico!!!?
TRANSAMAZÔNICA: O SONHO FICOU A PÉ
O carro descamba na estrada de terra:acabou o asfalto sob os pneus. Agora, uma nuvem de poeira esconde a pista. Mau presságio para quem vai percorrer a mais acidentada e polêmica rodovia do país: a Transamazônica.
Criada em 1970, a estrada idealizada pelos militares deveria sair de João Pessoa, na Paraíba, e atravessar 5296 quilômetros de áreas sujeitas a alagamentos, serras e florestas, até chegar a Cruzeiro do sul, no Acre. Um caminho aberto para o país “conquistar sua última fronteira”:a Amazônia. Uma obra cujo impacto seria visível a olho nu de uma espaçonave na órbita da Terra.
Pés no chão, é difícil acreditar nesta visão espacial. Tudo deu errado. Até hoje não há uma cifra aproximada de quanto foi gasto na rodovia. Os programas de apoio aos agricultores terminaram ainda na década de 1970-o solo não era adequado para fazer da região um dos celeiros do país. Do total de mais de 2300 quilômetros abertos na floresta, apenas 1400 quilômetros são trafegáveis. Parece apenas uma trilha, onde milhares de migrantes foram despejados, a título de colonização e reforma agrária, para depois serem esquecidos.
adaptada da revista caminhos da Terra
ano 1,n.7, novembro de 1992.
Porque o título da reportagem diz que “o sonho ficou a pé”?

Professores e Alunos
Se você sabe a resposta para essa pergunta, a responda o quanto antes e ganhe pontos. Não é necessário ser professor para responder perguntas. Já se você é profissional da educação acesse Cadastro Professor.Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!











