Consulte Grátis
Procurar:
Relembrar as variações linguisticas que tem na lingua portuguesa!
Tenho um exercício a responder, mas estou com dificuldade nessa questão.
“Um jovem médico está agora trabalhando numa cidadezinha do sertão, dentro de um plano do governo para assistir as populações do interior. Seu divertimento é anotar as queixas mais estranhas que o povo lhe apresenta. Um homem quer remédio para ‘dor nas cruzes’ (coluna). Um jovem diz que ‘sofre de estalecida’ (sinusite). Um velho esclarece: ‘Semana passada, doutor, me deu um andaço à noite toda.’ Um moço vem e diz: ‘Meu intestino é ruim, doutor, sinto um cansaço, sinto um dizanimo na vida. Sinto os nervos agitados e um modo do entalo que danou-se.’
Mas o jovem médico diz que, apesar da dificuldade de comunicação, ele sempre acaba entendendo as queixas de seus pacientes. Mas um dia perdeu-se completamente. O matuto chegou e lhe disse, muito firme:
– Doutor, quero que o senhor bote minha mulher no ginásio.
Uma ajudante, moça da terra, veio em seu socorro:
– É parto, doutor. A maternidade funciona no prédio do ginásio.”
(Revista Realidade, maio, 1970. em: SOARES, Magda. Comunicação em língua portuguesa. 5a série. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1972.)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de variação linguística:
Escolha uma:
a. dor nas cruzes = dor na coluna
b. sofrer de estalecida = estar com sinusite
c. ginásio = maternidade
d. andaço = diarréia
e. modo do entalo = intestino preso

Professores e Alunos
Se você sabe a resposta para essa pergunta, a responda o quanto antes e ganhe pontos. Não é necessário ser professor para responder perguntas. Já se você é profissional da educação acesse Cadastro Professor.Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!











