Consulte Grátis
Procurar:
Tema sociólogo em Luciola de José de Alencar
Estou fazendo um trabalho de sociologia para escola que é sobre Luciola de José de Alencar, então gostaria de saber que temas sociólogos e que teóricos estão presentes na obra. Eu sei alguns temas e teóricos, mas todos já pegaram, então preciso de mais. Espero que possam me ajudar. Obrigado, desde já.

Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Tema sociólogo em Luciola de José de Alencar? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.
Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!












Lucíola é uma das mais importantes obras escritas no romantismo. Porém, apesar de fazer parte dessa escola literária, vive em certo conflito com suas características. Lucíola é retratada na obra como uma cortesã, enquanto o romantismo idealizava o papel feminino como algo voltado ao heroísmo.
Outra questão socióloga da obra é a dura crítica feita ao Segundo Império, o que foge dos padrões do romantismo, que procuravam retratar uma situação de maneira mais bem humorada possível.
Uma questão social é retratada na obra é a dualidade de bem x mal, ou o maniqueísmo, que não é uma característica muito presente dentro do romantismo.
Isso é visto no modo como Lucíola vai mudando de característica ao longo da obra, passando de uma mulher má, diabólica e perversa para uma mulher doce, compreensiva e delicada.
O romance busca enaltecer padrões da sociedade da época do Segundo Império, as mudanças que estavam acontecendo no comportamento das pessoas. O que José de Alencar busca ressaltar em sua obra são as mudanças comportamentais dos indivíduos baseadas na aquisição de poder econômico, ou como as pessoas estavam alterando seus padrões de comportamento por causa do dinheiro. Isso é muito retratado no conflito entre indivíduo e a sociedade como um todo.