Consulte Grátis
Procurar:
Calcular quantidade de soluto para obter 1 ML igual a 1 PPM
Bom dia,
Na minha procura pela internet por respostas a um determinado calculo matemático (ou fisico) encontrei a V. página.
Se me puderem ajudar muito agradeço.
A minha questão é:
Tenho uma garrafa de 500 Ml de agua destilada. Que quantidade de sal KNO3 (ou outros qualquer) tenho que dissolver nesses 500 Ml para que a cada 1 ml corresponda 1 PPM de KNO3 dissolvido?
(quem diz Kno3 pode ser MGSO4 ou KCl etc – um sal qualquer)
Podem ajudar na formula matemática para o calculo?
Cumprimentos
Paulo Alexandre

Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Calcular quantidade de soluto para obter 1 ML igual a 1 PPM? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.
Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!












É uma relação muito utilizada em química analítica. A relação ppm é partes por um milhão de partes. O que se referencia é massa por massa, ou seja massa de soluto por massa de solvente. Este é o conceito de ppm, ppb, etc… Como a densidade da água é considerada neste aspecto exatamente d = 1,000 seria dizer que 1,000 g de água
1 L de água equivale a 1 milhão de partes porque ? 1000 g de água = 1.000.000 mg de água. Assim se considerar a mesma de KNO3 precisaríamos de 1 mg de sal, 1 parte.
Como KNO3 se dissocia em K+ e NO3-
a relação é 1/1 íon sal. Aassim não afeta em nada.
logo precisamos usar 1 mg de KNO3 em 1L de água para dar 1ppm, porêm estamos usando 0,5 L de água logo precisamos de 0,5 mg de KNO3 ou 0,0005 g.
Após a dissolução, não importa se pegar uma alíquota de 1 mL teremos neste 1 mL 1 ppm dissolvidos.
Detalhes, para sais que se dissociam como o MgSO4, NaCl, é a mesma coisa também pois a relação íon sal é 1/1, porem a coisa muda de figura se quisermos dissolver por exemplo CaCl2. Quantos gramas de CaCl2 precisamos dissolver para fazer os mesmos 1 ppm. A relação sal íon é 1/2, logo ao dissolvermos 1 mg teremos 2 íons de Cl-, assim sendo teriamso para 1 L de água 2 ppm de Cl-, ou se dissolver 0,5 mg teremos os mesmos 1 ppm de cloreto em solução e 0,5 ppm de CaCl2.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.