A Revolução Que Mudou a França

A Revolução Francesa, de 1789 a 1799, foi um período que começou de modo particular na França, mas os resultados tiveram um impacto de longo prazo em todo o mundo. Três anos foram o suficiente para que a Monarquia Absolutista, que tinha governado durante tanto tempo o país entrasse no maior rebuliço e sucumbisse.

Como causa principal, teve-se a econômica. Colheitas pequenas, problemas fiscais com um sistema tributário ineficiente e o valor gasto com as grandes guerras, finalizando com a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), onde houve perda de concessões coloniais e destruição da Marinha Francesa. A França sofreu uma depressão econômica tão grave que não havia comida suficiente para a população e gritava-se a desigualdade, pois os mais ricos permaneciam em sua vida tranquila e luxuosa.

O nível de insatisfação popular era tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo absolutista o rei Luis XVI. Como primeiro grande feito, houve a Queda da Bastilha, símbolo da monarquia e prisão onde os oposicionistas eram presos e condenados à morte, em 14 de junho de 1789.

Sob os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foram derrubados antigos princípios tradicionais da monarquia e da Igreja Católica no país. No meio desse processo, grande parte da nobreza deixou a França, mas a família real não conseguiu tal feito. Foi capturada enquanto tentava fugir do país e presos, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu sem punição, pois tiveram seus bens confiscados durante a revolução.

Em agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos que existiam e beneficiavam os feudais e foi criada a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão“, onde avanços sociais eram nitidamente vistos, como direitos iguais aos cidadãos e maior participação política a todo o povo.

Passada a revolução, o Terceiro Estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diferentes. Entre os partidos, destacam-se os Girondinos, compostos pela alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política, e os Jacobinos que representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
Em 1792 os Jacobinos, liderados por, entre outros, Robespierre, assumem o poder e a organização das guardas nacionais. E ordenam que qualquer oposicionista do novo governo fossem mortos.
Em 1795, os Girondinos assumem e começa a instalação do governo burguês, com a aprovação de uma nova Constituição, onde o poder da burguesia é ampliado, justo com seus direitos políticos e econômicos.
No poder é colocado o general Napoleão Bonaparte, com a meta de controlar a instabilidade social. Ele assume o cargo de primeiro-cônsul francês e instaura uma ditadura.

Muitas bases da sociedade burguesa e capitalista estabelecida e firmadas durante essa revolução. E os ideais franceses políticos inspiraram a independência de muitos países da América Espanhola e o movimento brasileiro da Inconfidência Mineira.

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]