Consulte Grátis
Procurar:
Visualização de cortes em microscópio
Olá, estou fazendo um atlas fotográfico sobre algumas plantas e preciso identificar algumas partes da planta. Fiz um corte longitudinal na folha e o coloquei no microscópio, lá pude notar a presença de algumas ”bolhas” transparentes e alguns prolongamentos atravessando a folha (também transparentes), e gostaria de saber o que seriam esses buracos e prolongamentos.
obs: no microscópio, o corte não pode ser visto à nível celular, e sim apenas uma visão ‘macroscópica’ da epiderme.

Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Visualização de cortes em microscópio? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.
Responda essa Pergunta
Você deve estar Logged In para postar respostas.
Ainda não é um membro? Registre-se »
Pontuação
Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!












Bruna, os cortes histológicos demandam não só o equipamento correto como muita precisão no momento do corte. Por mais difícil que seja fazer um corte, o ideal é que você utilize uma lupa e uma lâmina bem afiada para fazer um corte longitudinal o mais fino possível. É bem provável que essas bolhas transparentes e prolongamentos nada mais sejam do que bolhas de ar, que são muito comuns quando o corte fica maior do que o esperado e a lamínula não esteja bem posicionada.
Lembre-se de quando colocar a lamínula sobre a lâmina, sempre se certificar de que a gota de água esteja centralizada e que a lamínula esteja bem rente à lâmina. Essas bolhas geralmente são vistas com um contorno bem escuro ao redor, é bem característico. Se mesmo assim elas continuarem ali, refaça o corte, ou tente simplesmente movimentar a lamínula sobre a lâmina de modo cauteloso, sem apertar com muita força para que as células do seu corte não acabem se esmagando. Faça movimentos mais leves, como se estivesse espalhando a lamínula, a fim de estourar todas as bolhas de ar. Isso também pode ser feito com o auxílio de um lápis, pressionando-o levemente sobre a lamínula.