Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method GoogleSitemapGeneratorLoader::Enable() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496
Visualização de cortes em microscópio | Professores Online
Strict Standards: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, non-static method PageNavi_Core::stylesheets() should not be called statically in /home/professoronline/www/wp-includes/plugin.php on line 496

Visualização de cortes em microscópio

Olá, estou fazendo um atlas fotográfico sobre algumas plantas e preciso identificar algumas partes da planta. Fiz um corte longitudinal na folha e o coloquei no microscópio, lá pude notar a presença de algumas ”bolhas” transparentes e alguns prolongamentos atravessando a folha (também transparentes), e gostaria de saber o que seriam esses buracos e prolongamentos.

obs: no microscópio, o corte não pode ser visto à nível celular, e sim apenas uma visão ‘macroscópica’ da epiderme.

em: Biologia Perguntado por: [2 Grey Star Level]

dez

4

Resposta #1

Bruna, os cortes histológicos demandam não só o equipamento correto como muita precisão no momento do corte. Por mais difícil que seja fazer um corte, o ideal é que você utilize uma lupa e uma lâmina bem afiada para fazer um corte longitudinal o mais fino possível. É bem provável que essas bolhas transparentes e prolongamentos nada mais sejam do que bolhas de ar, que são muito comuns quando o corte fica maior do que o esperado e a lamínula não esteja bem posicionada.
Lembre-se de quando colocar a lamínula sobre a lâmina, sempre se certificar de que a gota de água esteja centralizada e que a lamínula esteja bem rente à lâmina. Essas bolhas geralmente são vistas com um contorno bem escuro ao redor, é bem característico. Se mesmo assim elas continuarem ali, refaça o corte, ou tente simplesmente movimentar a lamínula sobre a lâmina de modo cauteloso, sem apertar com muita força para que as células do seu corte não acabem se esmagando. Faça movimentos mais leves, como se estivesse espalhando a lamínula, a fim de estourar todas as bolhas de ar. Isso também pode ser feito com o auxílio de um lápis, pressionando-o levemente sobre a lamínula.

Respostas Respondido por: Prof. Vitor [Professor Red Star Level] [102 Blue Star Level]
Resposta #
Ainda tem dúvidas sobre Visualização de cortes em microscópio? Então utilize o campo de respostas dessa mesma pergunta para solicitar novas explicações.

Responda essa Pergunta

Você deve estar Logged In para postar respostas.

Ainda não é um membro? Registre-se »

Pontuação

Ganhe pontos ao fazer e responder perguntas!

Grey Sta Levelr [1 - 25 Grey Star Level]
Green Star Level [26 - 50 Green Star Level]
Blue Star Level [51 - 500 Blue Star Level]
Orange Star Level [501 - 5000 Orange Star Level]
Red Star Level [Professor Red Star Level]
Black Star Level [Profissional Black Star Level]